Manúcia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

foto M p blog - Cópia

                Sou Manúcia Passos de Lima, quarta dos cinco filhos de meus pais. Da mamãe herdei grande senso prático e a certeza de que uma Força Maior rege a vida; com ela aprendi a lógica dos números e a planejar o que se deseja. Do papai puxei o gosto pelo mundo das ideias e a sensibilidade para questões sócio-políticas; com ele aprendi a brincar com as letras e a considerar novas possibilidades no eterno presente. De meus avós trago a alegria de cultivar amizades e o hábito de honrar o passado e os antepassados. Com meus irmãos tenho aprendido que os dedos das mãos, por mais diferentes que sejam, são mesmo bem interligados.

                Mestre em filosofia (PUC/SP – 2008), cientista social (UFMG – 1989) pós-graduada em Jogos Cooperativos (UNIMONTE/Santos – 2004), especializada em técnicas de respiração consciente (que comecei a conhecer em 1995) e em constelações familiares (que comecei a conhecer em 1999). Autora dos livros “Fé na Vida e Pé na Estrada”, “Respiração Pura Alquimia” (quarta edição) e “Fique Ligado e Marque Presença” tenho me revelado como terapeuta, escritora, palestrante, empreendedora e youtuber. Desde 2006 coordeno a Estância do Caminho do Meio, a 35 km de Goiânia; e há vinte anos sou facilitadora de técnicas e instrumentos que – de forma rápida e prática – promovem soluções e mudanças favoráveis à maior realização pessoal e alta qualidade de vida.

              Considero-me mais curiosa que estudiosa e isto se reflete em meu repertório. Bem no começo da adolescência me descobri worklover fazendo “pequenos bicos” e durante a faculdade me tornei dona de loja. Nos anos em que morei em Londres, logo após a faculdade, fui babysitter e faxineira para algumas famílias e camareira em hotel. Fui voluntária em um kibbutz em Israel. Trabalhei em temporadas de verão como gerente de pousada na Praia do Forte/BA e como garçonete em restaurante de Búzios/RJ. Trabalhei como professora de inglês e como tradutora em workshops. Traduzi o livro “Renascimento na Nova Era” (Ed. Gente). Com grande talento organizacional também já trabalhei como promoter de cursos e workshops de Renascimento, Watsu e Constelações Familiares.

                Morar fora do Brasil foi o primeiro grande marco em minha vida e enquanto morei em Londres (1991/1993) viajei vastamente pela Europa. Em 1993 pisei pela primeira vez na Ásia entrando por Israel e pela primeira vez na África entrando pelo Egito. A cada viagem que faço me apaixono ainda mais por História e Filosofia e em muitas destas viagens tenho um forte sentimento de deja vu.

                Na Índia – onde já passei 4 longas temporadas entre 1994 e 1999 – senti que em meu movimento de volta à Terra Brasilis teria que passar da pontualidade e organização britânicas e para a turbulenta vivacidade cromática, aromática e sonora da Índia para enfim começar a trilhar o caminho do meio.

               Numa longa viagem pela Ásia, passando pela Indonésia e Cingapura, em 1995 fui iniciada em Renascimento – técnica de expansão da capacidade e consciência respiratórias. Através desta técnica vivenciei mudanças muito intensas e gratificantes e assumi o compartilhar do poder da respiração consciente como parte de minha missão de vida. Ainda em 1995 iniciei minha formação em Renascimento com Ramyata, e posteriormente com Samvara, Ronald Fuchs e Leonard Orr (considerado pai do Renascimento, com quem fiz formação nos USA em 1996 e em 1997).

          Há quase três décadas me dedico ao auto-conhecimento passando por múltiplos cursos e imersões em Renascimento, Avatar, Eneagrama, Watsu, Xamanismo, Astrologia, Numerologia, Meditação, Danças Circulares, Art of Living, Constelações Familiares e Novas Constelações dentre outros trabalhos de consciência corporal e de expansão da consciência.

              Peregrina, fiz a pé a Trilha Inca (Peru-1996), o Caminho de Santiago (Espanha-1997), o Caminho de São Francisco (Itália-2015), o Caminho de Fátima (Portugal-2016) e o Caminho de Lourdes (França-2017).

                Desde 1997 vivo a benção da parceria com meu marido com quem vivi por alguns anos na cosmopolita São Paulo, mais uma porção de anos no litoral Santista e com quem, desde 2006, estou enraizada numa propriedade rural no meio do Brasil onde juntos temos aprendido muito com a Mãe Terra. Juntos temos 2 filhos e juntos também já descortinamos diferentes costumes e cantos pelo Brasil e por vários outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Itália, Espanha, Marrocos, Turquia, Nepal…

               Concluindo há tempos meu quarto livro (sobre mudança de hábitos) minhas maiores fontes de inspiração e de aprendizagem nos últimos anos tem sido ser mãe e morar na zona rural no cerrado. Tanto como mãe quanto com a Mãe Terra tenho me visto obrigada a revisar – diariamente – meus valores e minha conduta numa espécie de mantra do tipo “ACORDA E ALINHA”.

6 comentários sobre “Manúcia

  1. Que delícia de vida: uma grande arte, movimentos, acontecimentos muito especiais que nos cobram, assim, a responsabilidade de existir melhor no mundo. O seu maravilhoso trabalho proporciona essa tomada de consciência. Eu jogo para o Universo meu desejo enorme de ainda integrar uma de suas atividades (em especial, Renascimento, Auto-cuidado, Respiração…). Na espera que ele me trará, irei, conscientemente, movimentando-me e planejando-me para tornar esse sonho uma realidade. Beijos carinhosos, Manúcia.

  2. Manu querida,
    Passeando por estas trilhas virtuais numa tarde sombria de Curitiba, me deparei contigo e teus pensamento do Acorda e Alinha. Que saudades, minha irmã, quantas coisas aprendi contigo. Quantas trocas tivemos nestes anos de con vivência, embora estejamos em regiões diferentes deste país. A Estãncia foi para mim um ponto de passagem sereno e forte, quando conheci Teodora e Athos em janeiro de 2011. Acho que está na hora de nos reencontrarmos, não achas? Quero aproveitar e fazer um trabalho terapêutico, vou entrar na agenda e depois comentamos. Feliz Dia das Mães, minha querida. Até breve.
    Dinah

  3. Manúcia querida, uma pessoa muito especial, iluminada pela sua sabedoria, dedicação, disciplina, minha mestra de renascimento, com quem vivi uma experiência super rica de aprendizado e lhe sou muito grata por ter me iniciado no caminho da respiração consciente. Um beijo no seu coração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *